TOPO MAPA SAIR
serviços de saúde
 
Se, em virtude do crime ocorrido, necessitar de recorrer a tratamento médico, não hesite e faça-o de imediato.

Indique ao profissional de saúde que o atender que as lesões resultaram de um crime e não se esqueça de que o relatório médico é muito importante, quer para o processo crime, quer para um eventual pedido de indemnização ou acionamento de seguro.

O sistema de saúde português é caracterizado por três sistemas coexistentes:
  • Serviço Nacional de Saúde (SNS), que oferece uma cobertura universal
  • Regimes especiais de seguro social de saúde para determinadas profissões (subsistemas de saúde)
  • Seguros de saúde de voluntariado privados
    As unidades de saúde podem ser divididas em três tipos:
    Hospitais - situados nas principais cidades e vilas portuguesas com maior número de população, garantem cuidados de saúde de grau superior, como cirurgias, e consultas de diversas especialidades; Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar (USF) - garantem ao utente consultas de algumas especialidades, consultas com o seu médico de família, tratamentos de enfermaria e cirurgias de pequena dimensão; Postos Médicos - localizados principalmente nas localidades sede de freguesia, garantem ao utente consultas com o seu médico de família e tratamentos de enfermaria de grau primário.
Para além do sector público, também existem hospitais e clínicas privadas.
Para mais informações sobre os serviços de saúde, por favor clique aqui.
 
     
 
 
emergência médica

Portugal dispõe de um número de emergência médica:
o 112 (Número Europeu de Emergência).
A chamada é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia 365 dias por ano.

O 112 está ligado a um Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), composto por um conjunto de entidades que cooperam com um objetivo: prestar assistência às vítimas de acidente ou doença súbita.
Essas entidades são a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Guarda Nacional Republicana, o INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica, os Bombeiros, a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e os Hospitais e Centros de Saúde.

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento do SIEM no território de Portugal Continental. O sistema começa quando alguém liga 112. O atendimento das chamadas cabe à PSP, nas centrais de emergência. Sempre que o motivo da chamada tenha a ver com a saúde, a mesma é encaminhada para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. Quando o CODU aciona um meio de emergência, procura que o mesmo seja o que está mais perto do local da ocorrência, independentemente da entidade a que pertence (INEM, Bombeiros ou CVP).

 
     
     
 
linha saúde 24
Os utentes têm ao seu dispor uma linha de saúde, em funcionamento permanente:
a Linha Saúde 24 – 808 24 24 24 - custo chamada local.
Esta linha telefónica tem como finalidade melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes, através do encaminhamento dos utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas.

Disponibiliza:
  • Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento em situação de doença, acessível através do telefone ou via chat para pessoas com necessidades especiais;
  • Aconselhamento Terapêutico para esclarecimento de questões e apoio em matérias relacionadas com medicação, através do telefone;
  • Assistência em Saúde Pública, nomeadamente temas relacionados com a Gripe, Verão/Calor e Emergências/Intoxicações, acessível através do telefone, formulário de contacto, correio eletrónico e fax;
  • Informação Geral de Saúde, nomeadamente a localização das unidades de saúde englobadas na rede de prestação do Serviço Nacional de Saúde, bem como farmácias, acessível através do telefone, formulário de contacto, correio eletrónico e fax.